A saúde começa pela boca

 

Nesta semana, no próximo dia 25, comemora-se o Dia do Dentista, data importante para fazer o alerta: a saúde começa pela boca! O supervisor do serviço de odontologia do Seconci-Rio, Leonardo Vieira, afirma que, assim como o sorriso é o cartão de vistas do rosto, a boca é o centro de tudo, ou seja, a porta de entrada para o organismo. “Ela merece todo o cuidado e atenção, inclusive na prevenção de doenças e manutenção da saúde”, diz ele.

De acordo com Vieira, em uma consulta, o dentista precisa ter o chamado olhar de saúde, verificando o paciente como um todo. “Muitas doenças podem ser diagnosticadas no consultório, então, a anamnese, que traça o histórico clínico do paciente, e a percepção das queixas que o paciente leva para a consulta são fundamentais para certos diagnósticos”, destaca ele, lembrando que a prevenção deve ser uma preocupação de todos, evitando-se procurar o dentista apenas quando há alguma manifestação bucal.

Entre as principais patologias que podem ser detectadas em uma consulta odontológica, ele cita a anemia, doenças autoimunes, a hepatite C e até mesmo a leucemia. “Todas possuem manifestações bucais. O desconforto na língua pode significar anemia,  assim como um sangramento atípico, associado a outros sintomas, pode indicar leucemia e as aftas de repetição são comuns em quem tem doença autoimune”, explica.

As doenças que não envolvem manifestações bucais, como o diabetes e as doenças cardiovasculares, também podem ser detectadas em uma consulta. “Isso mostra a relevância da odontologia frente a essas doenças e confirma que a saúde bucal pode interferir em outros órgãos”, conclui o profissional.

Odontologia no Seconci-Rio

Ficou bem claro que as consultas odontológicas, tanto para avaliação, quanto para tratamento, são importantes, pois uma boca saudável é motivo para o bem-estar geral do indivíduo . Para garantir esse atendimento aos trabalhadores das empresas contribuintes, o Seconci-Rio possui consultórios em algumas localidades da cidade, facilitando esse acesso a um dentista.

Todos os consultórios possuem a infraestrutura necessária para consultas de avaliação e tratamento, com todos os cuidados de higiene e saúde necessários.

Confira os locais de atendimento:

Praça da Bandeira/sede: Segunda e sexta, das 8h às 17h / Terça e quinta, das 8h às 19H / Quarta, das 8h às 18h / Sábados, das 8h às 12h (quinzenalmente) Rua Pará, 141 – Praça da bandeira

Niterói: Quinta-feira, das 8h às 17h Rua da Conceição, 154, sala 505 – Edifício Galery Center – Centro

São Gonçalo: Segunda, das 13h às 18h Rua. Dr. Feliciano Sodré, 78, Sala 812 – Centro

Jacarepaguá: Segunda, das 15h às 19h / Sexta, das 8h às 17h Avenida Geremário Dantas, nº 800, sala 308

 

 

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também