A prevenção contra álcool e drogas no ambiente de trabalho reduz acidentes e aumenta a produtividade

Estresse, carga de trabalho alta, resistência física ao extremo: esses são fatores enfrentados pelos trabalhadores dentro dos canteiros de obra espalhados por todo o Brasil. Enquanto alguns lidam bem com isso, outros acabam procurando subterfúgios para conviver com a situação, sendo a bebida uma das saídas mais recorrentes.

Pesquisas mostram que 40% dos acidentes acontecem com trabalhadores que estão sob o efeito de álcool ou drogas. O vício é a terceira causa de faltas do emprego. E a produtividade também cai, pois diminui em 35% a capacidade do operário. Isso tudo acontece, já que o funcionamento do organismo muda, e a consciência fica comprometida.

O alcoolismo em canteiros de obra é um problema que precisa receber a atenção devida, já que tem impacto em uma série de fatores que afetam tanto o empregado quanto o empregador. É fácil perceber quando o trabalhador está fazendo uso contínuo do álcool, pois traz uma série de consequências, entre as quais:

  • baixa produtividade e/ou muita lentidão para execução das tarefas;
  • acidentes de trabalho frequentes;
  • queda de produção ou qualidade;
  • aumento no número de faltas;
  • pouca preocupação com a higiene pessoal;
  • negação do uso de bebidas, caso abordado;
  • constante alteração de humor;
  • tremores nas mãos.

Para lidar com o alcoolismo nos canteiro o melhor caminho é conscientizar os trabalhadores de que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é uma situação séria, mostrando todas as consequências deste vício. Por meio de programas de prevenção coletivo, é possível que eles tenham espaço para expor seus problemas e entendam como encontrar uma saída para suas dificuldades.

O Seconci-Rio contribui efetivamente na prevenção e combate ao alcoolismo, por meio de palestras e jogos educativos sobre este tema, realizados nos canteiros de obra. O objetivo é, justamente, informar aos trabalhadores sobre os prejuízos que o uso ou abuso dessas substâncias trazem para sua saúde e segurança no trabalho e na vida pessoal. Acesse para mais detalhes.

 

Com informações do blog Emily Sobral, de SST

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também