Inverno na obra: cuidados com a saúde

O inverno está aí e, com ele, várias doenças características desta estação começam a ganhar mais proporção, o que requer cuidado redobrado com a saúde, principalmente agora, em que se somam os cuidados com o coronavírus. Na construção civil, onde os trabalhadores estão constantemente expostos a ambientes úmidos e frios, é preciso orientá-los quanto às medidas de prevenção, visando à saúde da equipe. 

De acordo com a gerente de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, com cuidados simples é possível evitar as doenças comuns de inverno, como resfriado, gripe, rinite, sinusite e até mesmo uma pneumonia. “Por conta do coronavírus, já ouvimos bastante sobre a necessidade de mantermos as mãos limpas e, nesta época do ano, não é diferente: lavar as mãos é fundamental, assim como manter uma boa alimentação, utilizar os EPI´s e deixar os ambientes sempre limpos e arejados”, explica ela. 

Outro problema comum no inverno, especialmente nas obras, é a desidratação. “Com temperaturas mais baixas, tendemos a ingerir menos água, o que é prejudicial, inclusive, para nosso sistema imunológico, que depende de uma hidratação adequada para defesa do organismo”, destaca Gilda, acrescentando que, além de beber água, frutas, verduras, legumes e sucos também ajudam na hidratação.

Orientar e tirar dúvidas dos trabalhadores a respeito de doenças respiratórias, via DDS, também é importante, assim como encaminhá-los a consultas médicas, quando houver sintomas característicos das doenças de inverno.

>> Confira as principais medidas preventivas contra essas doenças:

Gripe e Resfriado: hidratação, sono regular e alimentação adequada.

Pneumonia: podendo ser consequência de uma gripe, quando a febre se mantém e a tosse apresenta secreção, é aconselhável seguir as dicas de prevenção acima, além de ser vacinado contra a gripe 

Sinusite: hidratação, sono regular, alimentação adequada e higiene nasal com soro fisiológico. Caso os sintomas de cefaleia e secreção sejam persistentes, procurar atendimento médico.

Rinite: hidratação, sono regular, alimentação adequada, atividade física regular e manter o ambiente arejado, com ventilação natural.

* O tabagismo é prejudicial para todas as doenças de inverno, principalmente o contato com a fumaça do cigarro e outros fumos.

Compartilhe essa notícia:

Veja também