ASO: vantagem para as empresas; saúde para os trabalhadores

Fique em dia com o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Este é um dos mais importantes documentos na área da medicina do trabalho, pois apresenta informações sobre a saúde do trabalhador, definindo se ele está apto (ou não) a ser admitido, demitido ou promovido para outra função dentro de uma empresa, além de relatar os riscos existentes na execução de determinadas atividades aos quais o funcionário está ou estará exposto.

O documento é obrigatório para empresas de todos os portes, sendo disciplinado pela NR-7, que dispõe sobre o PCMSO, e é importante tanto para o empregador quanto para o empregado. Sua emissão é produto da realização de exames admissional, periódico, de mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.

O ASO é elaborado por um Médico do Trabalho, mas também pode ser feito por um profissional indicado (Médico Examinador) pelo Coordenador de PCMSO da Empresa. “Estar em dia com o ASO da equipe traz uma série de vantagens para a empresa, incluindo maior qualidade de vida para os trabalhadores, redução dos acidentes de trabalho, aumento na produtividade com consequente melhora na rentabilidade da empresa, e garantia de uma equipe saudável apta a desempenhar suas funções com efetividade”, afirma a gerente de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria.

ASO no Seconci-Rio

O Seconci-Rio possui uma equipe especializada para implantação efetiva de programas ocupacionais nas empresas. No caso do PCMSO, que determina a emissão do ASO, os exames ocupacionais e os complementares, como audiometria, espirometria, acuidade visual, eletrocardiograma e outros, são realizados na sede da entidade, otimizando a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) em um único dia.

Para mais informações, entre em contato com o Seconci-Rio ou solicite o orçamento pelo site.

Compartilhe essa notícia:

Veja também