Capacitação e atualização profissional estiveram na agenda de ações do Seconci-Rio em 2022

Para transformar é preciso capacitar. Com essa premissa, e dentro da missão do Seconci-Rio, o ano de 2022 teve a agenda repleta de cursos, eventos e ações que tinham como pontos focais a capacitação e a atualização profissional não só dos trabalhadores da construção, como também de outras áreas. O termo de cooperação assinado com a UFRJ, o retorno do Café Legal e a Biblioteca Itinerante foram alguns dos destaques.

Em fevereiro, o Seconci-Rio fechou um termo de cooperação com a UFRJ para a promoção de cursos voltados para gestores e trabalhadores, além de outras iniciativas de viés orientativo e educacional. No cronograma, cursos de Gestão de Lideranças, Desenvolvimento de Mestres e Encarregados, Gestão de Negócios para Empreiteiras e Gestão de Facilites, este último já caminhando para sua segunda turma, com início em janeiro de 2023. A turma de 2022 envolveu mais de 20 alunos. 

                                                                                                 _________________________

De volta ao formato presencial, o Café Legal teve três edições, todas com convidados especiais e auditório cheio, reunindo cerca de 300 pessoas no total. Em maio, a auditora-fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/RJ), Elaine Castilho, falou sobre a aplicação das novas regras da NR-18 nos canteiros de obra, tema que, por sua importância, também fez parte do evento em novembro, com a participação da supervisora do Departamento de SST do Seconci-MG, Andréa Kaucher.  Em agosto, a gerente médica de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, trouxe esclarecimentos sobre gestão de programas ocupacionais, com foco nas mudanças trazidas pelos novos textos das NRs 07 e 01, além dos eventos de saúde e segurança no eSocial. Para o próximo ano, está sendo elaborado um calendário de workshops mensais para atualização dos Rh´s e setores administrativos das empresas. 

Outro projeto que voltou à ativa foi a Biblioteca Itinerante, que objetiva facilitar o acesso à leitura pelos trabalhadores da construção civil. Ao longo do ano, dezenas de empresas solicitaram os módulos de livros, que são disponibilizados gratuitamente, por um período de três meses, com um acervo de títulos de diversos gêneros literários para que os interessados levem emprestados para casa.

Em 2022, o Seconci-Rio também realizou lives para abordar as mudanças das NRs e trazer esclarecimentos sobre os programas ocupacionais. A participação no Dia Nacional de SST nas Escolas, que faz parte da programação da Semana CANPAT da CBIC, foi outra ação importante do ano, realizada em parceria com o Sinduscon-Rio. O superintendente do Seconci-Rio, Lysio Séllos, o supervisor de projetos culturais e sociais, Fábio Bião, e os técnicos de segurança do trabalho da entidade, Monique Faial, João Paulo Ferreira, Ludymilla Carvalho e Marina Rocha, juntamente com o representante do Sinduscon-Rio, Marcos Mesquita, foram ao Instituto Adonai, em Duque de Caxias, e ao Centro Educacional Azevedo Lima, em São Gonçalo, para levar conceitos e ensinamentos sobre prevenção de acidentes, por meio de jogos educativos. 

O superintendente do Seconci-Rio, Lysio Séllos, adianta que, para o próximo ano, novas parcerias estão sendo negociadas, incluindo universidades e outras instituições de ensino, para que sejam oferecidos cursos de especialização e até mesmo de pós-graduação, em diversas áreas. “Queremos ampliar nosso potencial de capacitar gestores e trabalhadores e firmar nosso compromisso com a educação profissional”, destaca ele.

Compartilhe essa notícia:

Veja também