Com aumento dos casos de Covid-19, Seconci-Rio faz alerta de saúde

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos de covid-19 aumentou 18%, na última semana, com mais de 4,1 milhões de casos registrados no mundo. No Rio de Janeiro, os percentuais de ocorrência da doença também estão em progressão. Diante deste cenário, o Seconci-Rio, que desde o início da pandemia está vigilante e assumiu o compromisso de divulgar as medidas protetivas necessárias para evitar a disseminação da doença, alerta para os cuidados que devem ser tomados por todos, seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia.

De acordo com a gerente médica de saúde da entidade, Gilda Maria, esse aumento do número de casos acende o sinal de atenção e algumas medidas protetivas precisam continuar ou voltar a estar no radar das pessoas. “É importante que se observe e aplique os protocolos de saúde, de acordo com o cenário que a doença desenha”, destaca ela, lembrando que, recentemente, foi realizada a atualização do Protocolo Covid-19, produzido pelo Seconci-Rio em parceria com o Sinduscon-Rio, contendo orientações e ações de saúde e segurança que devem ser praticadas nos escritórios e nos canteiros, como o monitoramento de sintomas, os cuidados nas áreas comuns e a utilização correta das máscaras.

Gilda também destaca que, para reduzir o risco de contágio, é importante a higienização constante das mãos, seja lavando-as com água e sabão ou utilizando o álcool em gel. Outro ponto de atenção é a utilização da máscara que, mesmo com a flexibilização do seu uso, indica-se que seja usada em locais fechados, principalmente para quem se desloca em transporte público, onde há grande circulação de pessoas. Ela reforça que estar com o cronograma vacinal em dia é outra ação importantíssima. “Ficar atento ao esquema vacinal é fundamental, pois somente a aplicação de todas as doses recomendadas pelas autoridades de saúde protegem com maior efetividade a pessoa vacinada, além de contribuir para a redução do contágio da doença, principalmente quando associado às medidas de proteção”, conclui a gerente.

Confira o Protocolo Covid-19. clique aqui

Compartilhe essa notícia:

Veja também