Conservação de EPIs: 5 cuidados importantes

Um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença no resultado final de uma grande obra. Isso sempre parece exagero, mas um exemplo bastante real disso é a necessidade de cuidar da conservação de EPIs, afinal, um equipamento de proteção impróprio pode gerar um acidente no canteiro, paralisar a obra e, em alguns casos, até transformar lucro em prejuízo. Mas a boa notícia é que é fácil evitar esse tipo de problema.

Cuidar bem dos equipamentos de proteção individual é uma das ações mais fáceis que cada um pode aplicar para evitar grandes problemas dentro de uma obra. Sabe aquele famoso Princípio de Paretto, em que 20% das ações são responsáveis por 80% dos resultados? É mais ou menos isso no caso da conservação de EPIs.

E o motivo é muito claro:

Os EPIs têm um papel de grande importância em qualquer obra. Eles não estão ali por acaso e ignorar o quanto eles são relevantes para o bom andamento do empreendimento é muito perigoso.

Por isso, veja ao menos 3 motivos para cuidar da preservação de EPIs na sua empresa:

1. Segurança no canteiro de obras

Quando os EPIs estão em dia e bem conservados, nada sai fora do normal e o trabalho continua como de costume. Mas quando algum dos equipamentos de proteção está danificado, trabalhar com ele se torna um risco iminente para todos no canteiro. E se o canteiro de obras está em risco, todo o empreendimento está em risco também. Além de custar a saúde de um funcionário, um acidente provocado por problemas com os EPIs expõe a empresa a todo tipo de risco jurídico. Isso sem contar a possível paralisação da obra e os prejuízos com atrasos.

2. Bem-estar dos funcionários

O segundo motivo é mais humano do que focado só nos riscos financeiros. É importante pensar no bem-estar dos funcionários, então, é preciso trabalhar com equipamentos de proteção individual bem conservados.

Bons epis duram bastante

De nada adianta, por exemplo, ter um mapa de riscos da obra se os equipamentos de proteção não estiverem em dia para garantir a saúde dos funcionários.

3. Economia de recursos

É importante lembrar que os EPIs têm um ciclo de vida útil que precisa ser conduzido até o fim. Ou seja, se não existir o cuidado com sua preservação, irão estragar antes da hora e será preciso comprar novos EPIs, causando despesas extras.

Assim, é importante ter equilíbrio para não trabalhar com materiais sem condições de uso, nem permitir que estraguem antes do tempo. O segredo está nas medidas certas de cuidado. Confira as dicas:

5 cuidados importantes para garantir a conservação de EPIs na sua empresa

1. Compre EPIs de alta qualidade

Comprando equipamentos de proteção individual melhores, eles vão durar mais tempo e servir com mais qualidade. Além disso, os funcionários se sentem seguros usando um EPI de qualidade do que um “descartável”. Então, tanto pelo efeito prático quanto pelo efeito moral e psicológico, escolha qualidade.

2. Conserve os equipamentos em local adequado

Os fabricantes dos equipamentos de proteção sempre fazem recomendações de qual a melhor forma de guardar, limpar e fazer a manutenção dos equipamentos. Siga essas instruções e reserve um lugar adequado para cada tipo de item.

3. Compare a duração esperada com a duração real

Outro ponto importante é comparar o tempo de vida útil que o equipamento deveria ter com o que ele realmente tem. Em alguns casos, a empresa fabricante oferece garantia e, se for preciso, você pode usar esse recurso.

Se os equipamentos duram menos do que o normal, é importante investigar se o trabalho em questão realmente exige mais do que o normal, ou se há outro problema. Quanto mais próximo do tempo “padrão” estiver o seu uso, melhor.

4. Siga outros processos de segurança

Se os funcionários seguirem outros procedimentos de segurança dentro do canteiro, como o próprio mapa de riscos citado antes, a conservação de EPIs fica mais fácil.

5. Use ferramentas e processos de trabalho adequados para cada EPI

Se os funcionários usarem um EPI de qualidade numa tarefa inadequada, ou com ferramentas defeituosas, ainda assim correm o risco de estragá-lo antes da hora. Por isso, é importante pensar também no ambiente que cerca o trabalho diário e o quanto ele exige dos equipamentos de proteção.

Como pôde ser visto, a boa conservação de EPIs é simples, prática e gera grandes benefícios para todos os envolvidos numa obra. Nunca deixe esse trabalho de organização e segurança para depois.

Fonte: Portal Sienge, por Gustavo Prata, engenheiro civil

Compartilhe essa notícia:

Veja também