Consulta regular ao cardiologista: um cuidado que vale para a vida toda

Cuidar do coração não é só para quem já tem problemas de saúde, é para todos que querem viver mais e melhor. Consultas regulares ao cardiologista ajudam a identificar, logo no início, fatores de risco como pressão alta, colesterol elevado e diabetes, que podem levar a doenças graves, como infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Hoje, 14 de agosto, Dia do Cardiologista, fica o aviso: manter esse acompanhamento é um presente para a sua saúde hoje e no futuro, ainda mais que essas visitas permitem acompanhar condições já existentes, ajustar tratamentos e receber orientações sobre hábitos que fortalecem o coração. 

“Durante atividades que exigem esforço, o coração precisa trabalhar mais para bombear sangue e oxigenar o corpo. Se houver algum problema não identificado, esse aumento de carga de trabalho pode ser perigoso. Por isso, o acompanhamento regular é essencial para prevenir complicações e garantir segurança em qualquer rotina. E, claro, não pratique atividade física e esporte sem uma avaliação preliminar”, alerta a cardiologista do Seconci-Rio, Paula Picanço.

Além do acompanhamento médico regular, proteger seu coração também depende de atitudes simples no dia a dia. Veja pequenas mudanças na rotina que fazem toda a diferença:

  • Adote uma alimentação equilibrada;

  • Pratique atividades físicas regularmente;

  • Controle o estresse;

  • Não fume;

  • Mantenha o peso adequado;

  • Faça check-ups periódicos.

Lembre-se: a consulta ao cardiologista é um investimento em saúde, bem-estar e longevidade. Não espere sentir sintomas. Prevenir é sempre o melhor caminho.

Cardiologia no Seconci-Rio

Na sede do Seconci-Rio, o atendimento em cardiologia acontece às quartas e quintas, das 7h às 12h. É necessário agendamento prévio, que pode ser feito pelo trabalhador ou pela empresa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone/WhatsApp (21) 2101-2555.

Compartilhe essa notícia:

Veja também

a