
Dia da Saúde Bucal: pequenos cuidados que fazem grande diferença
O Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado no próximo dia 25, é um lembrete para todos sobre a importância de cuidar da boca, não apenas pelo sorriso, mas pelo impacto que a saúde bucal tem no bem-estar em geral. No Seconci‑Rio, a odontologia vai além de tratar cáries e gengivites, garantindo que o trabalhador entre no canteiro de obra com menos dor, mais autoestima e cuidados em dia.
“Quando falamos de saúde bucal, não se trata apenas de escovar os dentes ou fazer a remoção de tártaro”, afirma Leonardo Vieira, coordenador de odontologia do Seconci-Rio. “A boca interfere no sono, na alimentação, na comunicação com colegas e até no risco de acidentes, impactando a vida do trabalhador por inteiro. Uma dor de dente ou uma cárie em estágio avançado pode prejudicar o sono e a alimentação, por exemplo. É preciso um cuidado integral”.
Além dos cuidados tradicionais, a odontologia no canteiro enfrenta desafios específicos: inflamações crônicas e gengivites podem agravar doenças sistêmicas, como diabetes e problemas cardiovasculares; sem mencionar o importante trabalho de rastreamento de câncer realizado nos canteiros, buscando sempre o diagnóstico precoce. Mastigar mal compromete a digestão, diminui a energia, afeta a postura e a segurança. Não é apenas estética, é funcional”, explica Vieira.
De olho na saúde bucal
Dados do Seconci‑Rio mostram que, entre janeiro e outubro (até a data de hoje), mais de 11,7 mil atendimentos odontológicos foram realizados. “Esses números mostram que nossa meta de prevenção está sendo cumprida. Entre próteses realizadas, restaurações executadas, cirurgias de dentes inclusos e canais tratados, sabemos que estamos levando qualidade de vida aos nossos trabalhadores”, completa.
O Seconci-Rio também descentraliza o atendimento, com o serviço móvel realizado pela van odontológica e pelo trailer, além da unidade em Niterói. “Precisamos estar próximos, com horários que dialoguem com a rotina do trabalhador, e entender que muitas vezes o tratamento exige planejamento”, ressalta Vieira.
No Dia Nacional da Saúde Bucal, a mensagem é clara: “Visite o dentista regularmente, use fio dental, fique atento a sinais como sangramento gengival ou mobilidade dentária, feridas que não cicatrizam e procure atendimento antes que o problema avance”, alerta Vieira. Para o setor da construção, cuidar da saúde bucal é investir em segurança, produtividade e bem-estar integral do trabalhador.