Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho: uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde

Hoje (27), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, que propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde, quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Mais do que isto, evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário no Brasil.

A data tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e saudável em todos os setores produtivos. O marco tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Nesta data, em 1972, foi publicada a Portaria de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 funcionários.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas. Na época, isso foi possível, porque o Banco Mundial ameaçou cortar os financiamentos para o país, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido.

Os dados de doenças e acidentes relacionados ao trabalho apontam um número relevante, com o registro de milhares de casos, anualmente. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de proteção, a realização de exames médicos ocupacionais e a implantação dos planos e programas previstos nas Normas de Segurança do Trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.

Manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como é preciso a aplicação de medidas de segurança coletivas e individuais inerentes à atividade desenvolvida. A palavra-chave é PREVENIR.

Seconci-Rio sempre vigilante

Todos os anos, o Seconci-Rio se engaja nesta proposta de levar a cultura prevencionista às empresas e se coloca à disposição para fazer acontecer a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) realizada por muitas empresas. Desta forma, a entidade disponibiliza diversos treinamentos e palestras de saúde e segurança no trabalho, com caráter preventivo, abordando temas como primeiros socorros, ergonomia, dengue, saúde do homem, segurança no canteiro de obra, entre outros. Os interessados no agendamento destas ações podem entrar em contato com o setor de SST, pelo telefone (21) 2101.2555

Com informações do Portal da UFF

Compartilhe essa notícia:

Veja também