Empresas devem priorizar treinamentos de saúde e segurança do trabalho

 

A saúde e a segurança dos trabalhadores devem ser prioridades das empresas, afinal, investir no seu capital social significa evitar acidentes, aumentar a produtividade, reduzir custos, além de estar em dia com os normativos que objetivam a promoção de saúde e segurança no trabalho, entre outros benefícios.

Para fazer valer esse cuidado, os treinamentos de SST, reconhecidos nas Normas Regulamentadoras (NRs), são fundamentais. Mas, antes de promovê-los, especialistas de segurança do trabalho alertam que a empresa deve realizar o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), para averiguar os riscos aos quais os funcionários estão expostos e quais enquadramentos serão realizados para, assim, serem definidos os treinamentos necessários.

A fiscalização e a realização dos treinamentos é de responsabilidade da empresa. Sua importância é tanta que, caso não participe, o funcionário pode ser demitido por justa causa e, a empresa que não oferece essas atividades, é multada e penalizada.

Adotar a cultura de treinamentos é indiscutivelmente vantajoso para os colaboradores, pois, seja reciclando conhecimentos ou adquirindo novos, sentem-se motivados, ficam mais confiantes e passam a executar as tarefas com mais facilidade e assertividade. Outro fator importante é que os treinamentos eliminam o risco de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Em dia com as ações de SST com o Seconci-Rio

O Seconci-Rio tem um atendimento completo às empresas e aos trabalhadores, no campo de treinamento e de consultoria em saúde e segurança do trabalho.

Uma das missões é auxiliar as empresas na elaboração, execução e acompanhamento dos programas ocupacionais exigidos pelo Governo. “As Normas Regulamentadoras estabelecem a obrigatoriedade de implantação desses programas e cabe a nós, do Seconci, orientar quanto à forma correta de cumprir essas determinações normativas”, afirma Lysio Séllos, superintendente do Seconci-Rio.

O PCMSO, o PGR, o LTCAT e o PPP são os programas que a equipe da entidade auxilia quanto à elaboração, execução e monitoramento.

Quando o assunto é treinamento das equipes, o Seconci-Rio promove tanto cursos de capacitação profissional, estes em parceria com a NPPG, da UFRJ, quanto os relativos às Normas Regulamentadoras, como os das NRs 05, 07, 10, 33 e 35, além de um sobre noções básicas de combate a incêndio e de primeiros socorros.

Fique sempre atento à nossa grade cursos, ao longo do ano, para encaminhar os trabalhadores. Para 2023, haverá novidades nessa área!

Da redação com informações do portal Mundo RH

Compartilhe essa notícia:

Veja também