Ergonomia na Construção Civil: Saúde e Produtividade

A ergonomia na construção civil é importante para aumentar a produtividade e controlar os riscos de doenças ocupacionais no setor, evitando afastamentos e atrasos na obra, além de proporcionar um impacto positivo na saúde e segurança do trabalho da empresa.

É comum associar doenças ocasionadas pela falta de adequações ergonômicas às áreas administrativas das empresas e a ambientes de escritório. No entanto, doenças como tendinite e outras lesões provocadas por esforço repetitivo são comuns nos canteiros de obra.

As doenças de maior incidência estão relacionadas a má postura e ao esforço repetitivo, sendo as principais:

 

  • Lesões no ombro
  • Dor e inchaço nas articulações
  • Dor nas costas

Ergonomia na construção civil

Diante desse cenário, em que os trabalhadores passam horas em posições repetitivas, levantam peso com frequência e realizam diversas atividades físicas intensas — como limpar terrenos ou operar máquinas pesadas —, a ergonomia se torna um ponto de atenção. Ela tem o papel de promover mais qualidade de vida no ambiente de trabalho, ajudando a prevenir problemas de saúde, por meio do controle e da adaptação das condições de trabalho às necessidades do corpo.

Dentre os fatores que devem ser observados para evitar dores e lesões estão:

  • Emprego de força para o exercício da atividade.
  • Postura incorreta ao manusear máquinas e equipamentos.
  • Trabalho repetitivo por longo período de tempo.
  • Impacto ocasionado por compressão mecânica.
  • Efeito das vibrações de máquinas, ferramentas e equipamentos.

Por isso é necessário que o trabalhador utilize ferramentas apropriadas, realize pausas para ginásticas laborais compensatórias e que os postos de trabalho sejam adequados para o exercício das atividades.

Procedimentos ergonômicos na construção civil

Para garantir mais segurança e bem-estar no canteiro de obras, é fundamental adotar medidas que evitem a exposição dos trabalhadores a movimentos e posturas que não respeitam os limites naturais do corpo humano.

Com ajustes simples, é possível minimizar os impactos causados pelo uso constante de máquinas e ferramentas, além de oferecer melhores condições para que os profissionais desempenhem suas atividades de forma mais confortável e segura.

Entre as soluções ergonômicas que podem ser aplicadas, destacam-se:

  • Melhorias em assentos de maquinários
  • Redução do tempo de exposição do colaborador.
  • Pausas rápidas e frequentes.
  • Rodízio de funcionários em cada atividade; desde que estejam capacitados para sua execução.

Ergonomia no Seconci Presente

O Seconci-Rio reconhece a importância da ergonomia no dia a dia da construção, tanto para a prevenção de dores quanto para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Assim, em seu programa Seconci Presente, desenvolvido nos canteiros de obra e nos escritórios, a equipe de fisioterapia realiza uma série de exercícios de ginástica laboral, com foco no alongamento muscular e no alívio das tensões acumuladas, ajudando os profissionais a começarem o dia com mais disposição e consciência corporal.

“A ginástica laboral é aquele momento em que a gente para um pouquinho pra cuidar do corpo e dar uma respirada. No dia a dia corrido do trabalho, isso faz toda a diferença. Além de ajudar a evitar dores e cansaço, esses exercícios também dão disposição para o que vem pela frente”, explica Thaísa Jennifer Trajano da Silva, fisioterapeuta do Seconci-Rio.

A ação reforça o compromisso do Seconci-Rio em levar saúde, informação e cuidados diretamente aos canteiros, por meio de iniciativas práticas e preventivas. Além de promover o bem-estar físico, a sessão também busca conscientizar os trabalhadores sobre a importância de manter boas posturas e realizar pausas durante o expediente, para uma rotina mais segura e produtiva.

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também

a