FASC/CBIC Discute Ações Estratégicas para 2019
O Seconci-Rio sediou, ontem (25), a reunião dos membros do Fórum de Ação Social e Cidadania da CBIC – FASC/CBIC. Na pauta, projetos estratégicos para fortalecer a responsabilidade social no setor, entre os quais a realização do Dia Nacional da Construção Social 2019 (DNCS2019).
A Presidente do FASC, Ana Cláudia Gomes, apresentou a proposta de tema para evento, que terá foco em inovação. Com o slogan “O mundo está mudando, e você?”, o DNCS 2019 pretende chamar a atenção para o profissional da construção do futuro, mostrando a evolução das profissões do setor. As ações trabalharão a responsabilidade social frente à inovação tecnológica e à qualificação profissional, com o intuito de preparar o trabalhador da construção para um novo momento.
O FASC também pretende se aproximar da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC) e do SENAI, na expectativa de olhar tendências e verificar as novas competências que serão demandadas. A partir daí, a ideia é preparar o trabalhador para as mudanças que estão por vir.
Outro tema debatido, durante a reunião, foi o projeto “Boas Práticas na Construção”. O consultor, Rafael Tello, apresentou as melhores práticas levantadas no setor, dando destaque aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) identificados em cada uma delas. Os resultados desse estudo serão apresentados em um evento, que será realizado em parceria com o Pacto Global, programado para acontecer, no Rio de Janeiro, em março do ano que vem.
Sobre os ODS, a representante do Paraná na comissão, Jociana Niespodzinski, relatou sobre uma Premiação do SESI, no Paraná, que mostrará para o construtor novas demandas relacionadas à responsabilidade socioambiental, vindas dos agentes financiadores e do consumidor.
Finalizando, foi convidada para a reunião uma representante da ONG Junior Achievement, para apresentar o trabalho realizado por eles na educação de jovens e adolescentes, com temas relacionados a empreendedorismo, ética e preparação para o mercado de trabalho. O objetivo do FASC é construir, em parceria com a ONG, um projeto que possa ser realizado, em âmbito nacional, o qual estimule, inclusive, o voluntariado empresarial.