Museu de Imagens do Inconsciente: passeio cultural descortina a revolução pelo afeto promovida por Nise da Silveira

 

No dia 25 de março, o Museu de Imagens do Inconsciente foi cenário para mais um Passeio Cultural promovido pelo Seconci-Rio. Desta vez, os participantes puderam conhecer a história e o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira no tratamento humanizado para pacientes com transtornos mentais.

Pelas salas repletas de pinturas e esculturas feitas pelos pacientes de Nise, além de vídeos, relatos e fotos da psiquiatra, a guia Natália Silva contou toda a história que envolveu a chamada revolução pelo afeto. Em cada obra, o olhar e o resultado dos estudos de quem se opôs às práticas psiquiátricas que considerava agressivas, como choques elétricos e lobotomia, e propôs novas formas de tratamento, fundando a Seção de Terapêutica Ocupacional, que promovia atividades que deram origem ao Museu.

“Fico sem palavras para expressar a importância desta exposição. É um lugar que existe por conta de uma mulher que não só salvou vidas, mas conseguiu transformar uma sociedade inteira. Hoje, o que entendemos como cuidados que devem ser oferecidos a estes pacientes se deve muito por conta da Nise”, destacou Lysio Séllos, superintendente do Seconci-Rio.

O Passeio cultural reuniu colaboradores e associados do Seconci e seus familiares, em mais uma manhã de cultura e entretenimento. Ao longo do ano, novos passeios serão promovidos. Fiquem atentos às nossas redes sociais e participe!

Confira uma prévia de como foi o passeio ao Museu de Imagens do Inconsciente. Clique aqui.

Compartilhe essa notícia:

Veja também