Nova Gestão, Novas Perspectivas

 

Ayrton Xerez, da Carvalho Hosken, é o novo presidente do Seconci-Rio

No dia 17 de outubro, aconteceu a reunião que marcou a transição de diretoria do Seconci-Rio. Jackson Pereira, que esteve à frente da entidade desde 2016, despediu-se, fazendo o balanço de sua administração, e deu as boas-vindas ao novo presidente, Ayrton Xerez, e demais membros, que assumem a gestão 2018-2020. A data também foi marcada pela inauguração da placa que dá, ao prédio-sede da entidade, o nome de Antonio Carlos Mendes Gomes, engenheiro reconhecido pela sua ética, competência e profissionalismo, falecido em julho deste ano.

 

A família do engenheiro Antonio Carlos prestigiou a homenagem feita pelo Seconci-Rio

A homenagem a Antonio Carlos abriu os trabalhos do dia, com o superintendente do Seconci-Rio, Sérgio Paiva, enaltecendo a precípua atuação do engenheiro, não só no Seconci, mas no setor de construção civil como um todo. “Tudo o que fizemos tem o dedo do Antonio Carlos. Ele sempre foi muito atuante. É uma referência e um exemplo para todos nós. Dar o nome dele ao nosso prédio é o mínimo que poderíamos fazer para homenagear seus feitos”, destacou.

Fechando sua gestão, Jackson Pereira disse que prestar essa homenagem foi uma honra e uma forma de encerrar sua atuação como presidente, com muita alegria. Falou sobre a competência de Antonio Carlos para resolução de divergências e destacou seu espírito humanista. “Ele nos deixa um legado de melhorias da sociedade, fazendo com que sejamos pessoas mais inclusivas, tal qual ele foi”, disse o gestor.

Os novos presidentes do Seconci-Rio e do Sinduscon-Rio, Ayrton Xerez e João Fernandes, respectivamente, pediram a palavra para ressaltar o espírito ético de Antonio Carlos, o qual o tornou referência entre empresários e trabalhadores. Também citaram o lado humano do engenheiro, marcado por gentilezas, sorrisos e amor por todos que o cercavam.

Familiares de Antonio Carlos prestigiaram a homenagem e, em nome de todos, uma de suas filhas, Ana Cláudia Gomes, agradeceu pelas palavras e pela homenagem. “Gratidão à família Seconci, que permitiu a ele edificar o que é a entidade, hoje em dia, e que se continue a missão que foi inicialmente traçada”, disse ela.

Reunião de Diretoria

Na sequência, antecessores e sucessores da diretoria do Seconci-Rio se reuniram para a transição de comando da entidade. Jackson Pereira fez um balanço de sua gestão, lamentando o cenário de crise que se abateu sobre a construção civil, mas mostrando que, mesmo diante de uma situação conflitante, foi possível manter o Seconci atuante.

Dentre as principais atuações, receberam destaque a criação do Circuito de Negócio, que promoveu aproximação entre empresas e fornecedores, gerando novos contratos de serviços, e a criação do Programa de Relacionamento Comunitário, que vem criando um vínculo de cidadania e educação entre as construtoras e as comunidades do entorno das obras em andamento.

Também foram citadas a adesão do Seconci-Rio ao Pacto Global, da ONU; a criação da Comissão Permanente Interinstitucional de Segurança e Saúde (CPISS), que fez mais de 80 vistorias nos canteiros de obras, para fiscalizar e orientar quanto às conformidades exigidas pelas normas e leis; e o lançamento do Programa Construção Legal, que reuniu o Seconci e mais três entidades no combate às irregularidades nas contratações e processos que envolvem o setor.

Já na condição de presidente do Seconci-Rio, Ayrton Xerez, elogiou a administração de Jackson, frisando a qualidade e a probidade das ações. Assumindo o compromisso de dar continuidade à excelência do trabalho da entidade, destacou que quer ousar e, para isso, promoverá o diálogo aberto entre os membros da diretoria, na tentativa de galgar degraus mais altos. “Não queremos competir com as administrações anteriores. Queremos somar e manter mentes e corações abertos para sermos mais colaborativos e atuantes”, afirmou Xerez.

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também