Novo eSocial versão S-1.1 Beta: veja o que mudou

Foi divulgada, no portal do eSocial, a nova versão S-1.1 Beta, que dará sequência à atual versão S-1.0. Entre as alterações, exclui e inclui novos campos nos leiautes dos eventos de SST.

O eSocial teve início na versão 2.5, progrediu para a atual versão S-1.0 e, agora, terá a versão S-1.1, que dará sequência na versão atual, a qual regulamenta os eventos de SST (S-2210, S-2220 e S-2240).

A nova versão S-1.1 Beta traz alterações efetuadas nos leiautes, tabelas e regras de validação dos eventos. 

Basicamente, o eSocial se encontra na seguinte transição:

De: eSocial versão S-1.0 (consolidada até NT 05/2022)

Para: eSocial versão S-1.1 Beta

Houve inclusões, alterações e exclusões em vários eventos, incluindo os eventos S-2210 e S-2240, que agora possuem novos itens nos leiautes e regras incluídas.

Veja abaixo o que mudou nos eventos S-2210 e S-2240, da versão S-1.0 para a versão S-1.1.

S-2210Grupo {ideLocalAcid} – alteradas condição e descrição. 
Campo {ultDiaTrab} – criado. 
Campo {houveAfast} – criado.
Campo {ideLocalAcid/tpInsc} – alterada descrição
Campo {ideLocalAcid/nrInsc} – alteradas descrição e validação.

+++++++++++++++++++++
S-2240            Grupo {infoExpRisco} – incluída REGRA_PERIODO_EXPOSICAO_RISCO.
Grupo {infoAmb} – inseridos campos {infoAmb/tpInsc} e {infoAmb/nrInsc} como chave, alteradas ocorrência e descrição no registro do evento, e incluída REGRA_AMBIENTE_TRABALHO. 
Grupo {epi} – retirado campo {dscEPI} da chave.
Campo {dtFimCondicao} – criado.
Campo {dscAgNoc} – alterado tamanho
Campo {docAval} – alterada ocorrência. 
Campo {dscEPI} – excluído
Evento S-2210 na versão S-1.1

Alterado grupo {ideLocalAcid}: Identificação do local onde ocorreu o acidente ou do estabelecimento ao qual o trabalhador avulso está vinculado. A condição é 0-1, caso possível informar, deve obrigatoriamente informar tipo e número de inscrição.

Novo campo {ultDiaTrab}: deverá ser informado o último dia trabalhado ao elaborar a CAT, obrigatoriamente após a implantação da nova versão.

Novo Campo {houveAfast}: Informar no S-2210 se houve ou não afastamento. Informação obrigatória após implantação.

Nova descrição do campo {ideLocalAcid/tpInsc}: Preencher com o código correspondente ao tipo de inscrição, conforme Tabela 05.

Valores válidos:
1 – CNPJ
3 – CAEPF
4 – CNO

Nova descrição e validação do campo {ideLocalAcid/nrInsc}: Informar o número de inscrição do estabelecimento, de acordo com o tipo de inscrição indicado no campo ideLocalAcid/tpInsc. Se o acidente ou a doença ocupacional ocorreu em local onde o trabalhador presta serviços, deve ser um número de inscrição pertencente à contratante dos serviços.

No caso de acidente de avulso com tpLocal diferente de [1, 3], informar o estabelecimento ao qual o trabalhador está vinculado.

Validação: Deve ser compatível com o conteúdo do campo ideLocalAcid/tpInsc. Deve ser um identificador válido, constante das bases da RFB, e:

a) Se tpLocal = [1] ou (se o código de categoria no RET for igual a [2XX] e tpLocal for diferente de [1, 3]), deve ser válido e existente na Tabela de Estabelecimentos (S-1005);

b) Se tpLocal = [3], deve ser diferente dos estabelecimentos informados na Tabela S-1005 e, se ideLocalAcid/tpInsc = [1], diferente do CNPJ base indicado em S-1000.

Confira as informações completas sobre a nova versão, no portal oficial do eSocial. clique aqui.

Com informações do portal ESO

Compartilhe essa notícia:

Veja também