Passeio Cultural do Seconci-Rio vai explorar a história dos povos andinos

A exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, que está no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), será o cenário do primeiro Passeio Cultural do Seconci-Rio de 2024. No dia 28 de janeiro, a partir das 10h30, os participantes farão uma viagem por 162 peças raras, que contam a história dos povos andinos. A exposição traz itens feitos de ouro, prata, cobre, cerâmica e tecido, que datam de 900a.C até o século XVII. São objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que conduzem à história dos povos que habitaram o território do atual Peru antes da chegada dos europeus.

“Será uma visita mediada bem bacana, com muitos elementos históricos para se conhecer. Além de coroas adornadas com penas do povo Chimu e leques feitos de penas e fibra vegetal, vai ser possível conferir muitos itens das culturas andinas”, ressalta Fabio Bião, supervisor de projetos culturais e sociais do Seconci-Rio, convidando os trabalhadores e suas famílias para participarem do passeio.

Bolsa de Estudos

A visita no CCBB vai inaugurar uma iniciativa importante promovida pelo Seconci-Rio em parceria com a Unicesumar.  Em todas as edições do Passeio Cultural de 2024, será realizado o sorteio de uma bolsa integral de estudos, disponível para os trabalhadores da construção civil e seus dependentes. 

“Estamos entusiasmados com essa parceria. Ao unirmos esforços, não apenas inauguramos um novo capítulo nos Passeios Culturais, como também criamos uma ponte para o acesso à educação superior. Essa colaboração reflete o compromisso de ambas as entidades em fortalecer as oportunidades para os trabalhadores da construção civil”, destaca Bião.

No Brasil, a Unicesumar possui mais de 400 mil alunos. São mais de mil polos de educação à distância, em todos os estados, e seis campi presenciais, oferecendo graduação e pós-graduação em diversas áreas. 

Para participar do Passeio Cultural, basta enviar um e-mail para cultura@seconci-rio.com.br, informando o nome dos participantes. A vagas são limitadas e é preciso aguardar o e-mail de confirmação de vaga. 

Compartilhe essa notícia:

Veja também