Superintendente do Seconci-Rio participa de evento sobre gestão de SST

“É fundamental reconhecer que a saúde mental no ambiente de trabalho não é apenas uma questão pessoal, mas sim uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e colaboradores”. Com esta afirmação, o superintendente do Seconci-Rio, Lysio Séllos, marcou sua participação no seminário sobre gestão de SST, que aconteceu na manhã do dia 25, no Centro do Rio, em palestra que teve foco na importância do bem-estar da equipe. 

Entre as palestras técnicas e informativas, Séllos destacou casos reais que levam ao estresse mental e apontou dicas práticas de prevenção, destacando a busca pela felicidade no emprego e a necessidade de equilíbrio para evitar sobrecargas no ambiente laboral.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (SOBES), Jacques Sherique, também foi um dos palestrantes convidados e trouxe à tona os desafios enfrentados pelas empresas na área de SST. Ele ressaltou que a mera conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs) não garante uma efetiva gestão de segurança e saúde no ambiente de trabalho, enfatizando a necessidade de ações pontuais e uma abordagem mais abrangente, ligada à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Na sequência, Maria Christina Menezes, médica do trabalho, falou sobre a importância de se considerar a saúde e a segurança como valores fundamentais nas empresas. Segundo ela, a integridade humana deve ser a base do desenvolvimento sustentável nas organizações e as culturas preventiva e protetiva devem permear todas as hierarquias, desde a alta direção até a linha de frente. “O engajamento de todos os colaboradores é essencial. Investir em SST significa não apenas cumprir obrigações legais, mas também demonstra responsabilidade social e contribui para uma reputação empresarial mais positiva no mercado”, salientou ela.

O evento foi organizado pelo Instituto Trabalho e Vida e reuniu profissionais da área de SST para momentos de atualizações e trocas de experiências. Novas tecnologias em andaimes e soluções em proteções coletivas também foram temas abordados nas palestras. 

 

Compartilhe essa notícia:

Veja também