
Funcionaremos normalmente até o dia 17, quinta-feira, com suspensão das atividades entre os dias 18 e 23 de abril, devido aos feriados.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais oficiais.
(21) 2101-2555
(21) 3550-4590
@seconcirio
Muito se fala de equipes autogerenciáveis, porém isso não significa que o papel do líder será extinto. Na verdade, o treinamento de liderança se torna ainda mais importante em um ambiente com equipes autogerenciáveis.
Quero que você pense comigo no seguinte exemplo: uma orquestra de músicas autogerenciáveis. Todos esses músicos são os melhores em sua área de atuação. Sempre estão treinando e aperfeiçoando suas habilidades musicais. Cada um destes músicos, treina em sua casa ou em seu estúdio, e executa com perfeição suas músicas. Neste momento, surge uma oportunidade para todos tocarem juntos em um grande concerto musical. Cada um deve demonstrar seu potencial durante a apresentação. Todos se encontram no teatro no dia e horário marcado. Cada um com seu instrumento, totalmente afinado e pronto para fazer seu melhor.
A pergunta que te faço é: qual a chance que eles têm de tocar uma música em sintonia?
Teremos inúmeros problemas, pois eles nunca treinaram juntos, cada um tem seu objetivo pessoal de demonstrar seu melhor, e não o trabalho de equipe. Cada músico é mestre em seu instrumento, mas o sucesso da apresentação depende da batuta do maestro. Essa é a diferença de uma equipe com líder e uma sem líder.
No mundo corporativo, esse maestro é o líder. A diferença entre uma equipe que desafina e uma que executa sinfonias memoráveis muitas vezes reside na qualidade do treinamento de liderança.
O que é Treinamento de Liderança?
Treinamento de liderança é um processo contínuo de desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para guiar equipes ao sucesso. É sobre moldar visionários, motivadores e estrategistas capazes de enfrentar desafios e alcançar objetivos.
Liderar não é apenas colocar uma pessoa em um cargo, simplesmente porque ela se destaca em uma função. É muito mais. Liderar é servir pessoas e gerar resultados nos negócios.
E neste ponto preciso ser muito sincero com você: enquanto as empresas tratarem o treinamento de seus líderes como custo e não investimento, continuaremos a ter número elevados de turnover, de problemas de comunicação, assédios morais entre chefes e colaboradores e muito dinheiro sendo jogado pelo ralo.
VocÊ, RH ou CEO, entenda de uma vez por todas que investir em treinar seus líderes, é investir na geração de resultados e nas pessoas em sua empresa, consequentemente no seu produto e no seu cliente. O que mais você precisa para tomar uma decisão inteligente?
Como realizar um treinamento de liderança eficaz? Veja 4 dicas!
Treinamentos essenciais para líderes
Existem muitas tendências sobre treinamentos para líderes, mas eu te indico começar simples. Se não sabe nem o básico de liderança, então não complique.
Alguns temas que podem ser abordados:
Temas que são imprescindíveis em um treinamento de liderança
O que evitar em treinamentos de liderança
O RH como parceiro na formação de líderes
O departamento de Recursos Humanos não é apenas um executor de tarefas administrativas, mas um parceiro estratégico vital na jornada de formação de líderes. Ao assumir um papel ativo, o RH contribui significativamente para:
Treinamento para líderes: o motor de engajamento e resultados
O investimento em treinamento de liderança vai além do desenvolvimento pessoal; ele atua como um catalisador para o engajamento de equipes e para a obtenção de resultados expressivos para a empresa. Líderes bem preparados são capazes de:
O Futuro da liderança
Assim como o jardineiro que sabe que cada semente tem o potencial para se tornar uma bela planta, devemos reconhecer e nutrir o potencial de liderança dentro de nossas organizações.
Ignorar o desenvolvimento de novos líderes é fechar os olhos para o futuro, arriscando-se a enfrentar um jardim sem vida, onde oportunidades de crescimento e inovação são perdidas.
Será que área de recursos humanos, e CEOs, tem um plano de capacitação para desenvolvimento dos seus líderes? Ou eles estão deixando que o seu jardim corporativo se torne um campo estéril?
O momento de agir é agora, investindo em treinamento e desenvolvimento para garantir um futuro próspero e vibrante para nossas organizações.
Você tem duas opções:
1) investir e treinar seus líderes ou
2) lamentar os prejuízos no futuro.
Qual será sua decisão?
Fonte: RH Portal, por Richard Heiras, especialista em liderança e Gestão de Pessoas
*Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Funcionaremos normalmente até o dia 17, quinta-feira, com suspensão das atividades entre os dias 18 e 23 de abril, devido aos feriados.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais oficiais.