Dia Nacional da Imunização: vacinas salvam vida, sim!

O Dia Nacional da Imunização é celebrado neste domingo, 09.06, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação como forma de reduzir a mortalidade e as internações causadas por inúmeras doenças. As vacinas são fundamentais para a erradicação de doenças, estimulando o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes patogênicos específicos, sem causar a doença. Dessa forma, além de proteger a pessoa vacinada, a imunização contribui para a imunidade de grupo, diminuindo a circulação do agente infeccioso e protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece mais de 40 tipos de imunobiológicos para todas as faixas etárias. Especialistas da área de saúde reforçam a importância de participar das campanhas vacinais, inclusive pontuando que se trata de um dever social do cidadão de prevenir a propagação de doenças dentro da própria família.

A infectologista Sylvia Lemos destaca que cenários como a poliomielite foram mudados com a imunização e relembra que doenças como sarampo, rubéola e coqueluche foram erradicadas graças a aplicação das vacinas. “Temos que entender que as vacinas fazem a diferença na vida das pessoas, garantindo mais saúde e longevidade. Portanto, é importante que o cidadão esteja com o calendário vacinal atualizado, para que a vacina tenha o seu efeito coletivo de prevenir a propagação de doenças. A vacina é uma responsabilidade social”, observa ela.

Vacinação no Seconci-Rio

O Seconci-Rio sempre esteve ciente da relevância da vacinação. Assim, há mais de 20 anos, a entidade tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para vacinar os trabalhadores da construção civil contra inúmeras enfermidades, por meio do seu Programa de Promoção à Saúde e, agora, pelo Seconci Presente. Anualmente, são aplicadas mais de 8 mil doses das mais diversas vacinas, seja no canteiro de obras ou na sede da entidade.

“É muito importante que haja a conscientização quanto à necessidade da vacinação, pois reduz os casos de complicações decorrentes de determinadas doenças. Com esta iniciativa, o Seconci-Rio garante a proteção daqueles que estão nos canteiros de obra”, ressalta Ana Francisca Cerqueira, gerente de infraestrutura da entidade e enfermeira do trabalho.

Todas as informações sobre vacinação pelo Seconci-Rio podem ser obtidas pelo e-mail sao@seconci-rio.com.br.

Compartilhe essa notícia:

Veja também