Volta das férias: como motivar os colaboradores para dar um gás no início do ano

As férias são muito esperadas pelos trabalhadores que desejam descansar, divertir-se com a família, passear, viajar ou realizar tarefas que antes eram difíceis por conta da correria. Contudo, muitas empresas enfrentam um desafio com relação à adaptação dos colaboradores na volta deste período de descanso.
Desse modo, uma comunicação efetiva torna o processo de volta das férias muito mais leve. Quer saber como o setor de Recursos Humanos pode organizar o retorno dos funcionários? Então, continue a leitura.

Volta das férias: como motivar os colaboradores

No início do ano, é comum que os profissionais voltem menos comprometidos e com pouca vontade de retornar às atividades laborais, após as férias.
Em vista disso, o RH tem um papel fundamental  para tornar o processo de retorno agradável. É esse o setor responsável por promover ações de engajamento, além de incentivar hábitos para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
A rotina de trabalho pós-férias deve ser retomada aos poucos e cuidadosamente, para evitar o estresse e outros problemas de saúde, como:
  • apatia;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • falta de sono;
  • falta de energia;
  • dificuldade de concentração;
  • sensação de esgotamento físico e mental;
  • ansiedade.
Além disso, outros fatores, como absenteísmo e queda da produtividade podem ser intensificadas se a empresa não investir em medidas preventivas:

Incentive hábitos de cuidados físicos e mentais

Atividades que cuidam da saúde física e mental são fundamentais para qualquer pessoa. Logo, exercícios físicos, alimentação saudável, ingestão de muita água ao longo do dia, alongamento e outras práticas devem ser incentivadas e até mesmo oferecidas pela empresa, seja oferecendo frutas ou melhorando a disponibilidade de água potável, assim como criando uma sala confortável, com almofadas para descanso, e ofertando a ginástica laboral.

Crie programas empresariais de saúde e bem-estar

A dica anterior pode ser incrementada com programas e políticas de saúde e bem-estar na corporação.
Ao cuidar da saúde dos colaboradores, a empresa diminui gastos com possíveis despesas devido à queda da eficiência do trabalho e do adoecimento dos funcionários.
Esses programas são importantes durante o ano todo, incluindo após as férias, e os benefícios podem ser oferecidos dentro ou fora da empresa, por meio de convênios, que também podem incluir a família do colaborador, a depender dos planos escolhidos e do orçamento empresarial.
Veja alguns benefícios:
  • horário flexível;
  • trabalho em regime home office;
  • aplicativo ou plataforma com dicas de autocuidado e preparação para o trabalho;
  • apoio psicológico;
  • serviços de terapia, como massagem, yoga e arteterapia;
  • academia;
  • refeições saudáveis;
  • orientação nutricional;
  • educação financeira.

Promova um ambiente de trabalho acolhedor

O local de trabalho deve ser seguro, acessível e inclusivo para todos. Durante as férias, a empresa pode aproveitar para revisar as instalações e os equipamentos de segurança (como extintor de incêndio e alarmes) para que os colaboradores voltem a trabalhar com tranquilidade.
Também é preciso providenciar, com antecedência, os materiais e os equipamentos necessários para a execução das atividades, inclusive com a preparação ergonômica do ambiente, com o foco no conforto do trabalhador, o que irá contribuir para a satisfação dele com o emprego e para a sua qualidade de vida. Assim, aspectos como iluminação, temperatura, ruídos e mobília devem ser analisados e adaptados.

Fortaleça os valores e o relacionamento interpessoal

O clima organizacional é reflexo das relações interpessoais. Sendo assim, cabe ao RH reforçar o trabalho colaborativo, o respeito e a comunicação assertiva após as férias, porque essas características podem ter sido enfraquecidas com o período de distanciamento entre os funcionários.
Outros valores a serem enfatizados são: empatia, ética, profissionalismo, adaptabilidade, organização, gestão do tempo, autoconfiança e autoconhecimento.

Planeje encontros depois das férias

A volta das férias precisa ser leve e descontraída. Uma boa forma de melhorar o engajamento dos funcionários é oferecer uma palestra sobre algum assunto pertinente para o público, bem como uma confraternização com o pessoal.
Uma reunião também é importante para reafirmar os valores empresariais e as metas que devem ser alcançadas, bem como ouvir o feedback de todos sobre o trabalho e as expectativas para o novo ano. 
Com isso, os colaboradores ficarão comprometidos com o desenvolvimento da empresa.
A valorização do profissional com as dicas elencadas acima é imprescindível para a redução de faltas e afastamentos e para o aumento da produção, do engajamento e da satisfação desse indivíduo.
Portanto, lembre-se que a volta das férias no início do ano é um processo gradual que precisa ser planejado e elaborado pelo RH, setor que deve guiar o pessoal da empresa com o intuito de prolongar a sensação de bem-estar após as férias e aumentar a motivação da equipe.
Portal OctoGo
Compartilhe essa notícia:

Veja também